Frase sábia

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa saber selecionar cuidadosamente.”

Steve Jobs, em 2008, para a revista Fortune.


domingo, 19 de maio de 2013

Comentário Crítico - Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Recursos para alunos com necessidades educacionais especiais


“No último relatório da OMS [19] consta que cerca de 15% da população mundial, aproximadamente um bilhão [mil milhões em Portugal] de pessoas vive com algum tipo de deficiência ou dificuldade acentuada” (Monteiro et al, 2012: 124).
Esta realidade tem de ser encarada pela educação online que terá de se adaptar às circunstâncias especiais de cada um dos alunos de forma que esta aprendizagem à distância possa ser efectuada com autonomia e considerada democrática.
As novas TIC têm vindo a ser desenvolvidas e adaptadas para fins educacionais e cada vez mais vão aparecendo novos programas adequados a determinadas limitações físicas. Para alguns autores como Vigotsky deveria ser criada uma técnica especial adaptada às diferenças de cada indivíduo (como é o caso do Braille para os invisuais, ou a Linguagem gestual para os sudros/mudos).
Muitas pessoas se interrogam o porquê de se optar pelos AVA: um dos factores muito importante é a liberdade na utilização do tempo, não há uma obrigação de horários, as actividades estão sempre acessíveis a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do planeta (que tenha ligação à Internet).
Existem já recursos disponíveis para alunos que queiram utilizar os AVA e que tenham dificuldades de visão, como é o caso da etiquetagem de imagens, bem como a possibilidade de escolha do tamanho das letras. Os áudio books são também uma alternativa muito usual (e muito utilizada igualmente por quem não tem qualquer tipo de deficiência). No caso de sites para surdos deverá existir uma grande variedade de vídeos com legendas em linguagem gestual.
É urgente que se disponibilizem actividades educacionais em AVA, tornando-se necessário repensar o seu desenho e aplicações gráficas, para além de que no ato da inscrição no curso, o aluno deverá fornecer indicações o mais completas possíveis em relação às suas diferenças/limitações, para que estas sejam tidas em conta tanto na metodologia do curso como na avaliação. Esta informação permitirá que se recorram a tecnologias assistivas (TA) (equipamentos, estratégias e práticas concebidas para suprir as limitações sejam elas de ordem sensorial, fisicomotora ou intelectual).
Considero que já muito se tem feito no sentido de abrir os AVA a toda a população, no entanto é um campo onde ainda muito há a fazer. Nos tempos atuais o desenvolvimento das TIC permitem uma transmissão do conhecimento a uma velocidade jamais imaginada ou vivenciada. Por este motivo, e por esta ser uma área tão sensível e especial, será necessário ter a capacidade de esperar…e isto porque a cada dia vãos surgindo novos avanços e desenvolvimento tanto a nível de software como de hardware, portanto considero que seja uma questão de tempo até praticamente todas as peculiaridades serem supridas.

Referências Bibliográficas
- Monteiro, A.; Moreira, A.J.; Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário